terça-feira, 10 de abril de 2012

Partículas de luz

Existe uma linha tênue ao que se relaciona às questões teológicas que divergem de questões filosóficas...
...E muitas vezes o que filosoficamente se adéqua, teologicamente se segrega, são princípios que devemos acima de tudo sabermos separar e respeitar polarizando a velha máxima de um celebre pensador que ironicamente era um agnóstico.
Voltaire, ainda que antagônico ao conceito metafísico não deixou de corroborar com suas partículas de sabedoria a qual rotulo de partículas de luz.
Na verdade todos nós trazemos inserido em nossa essência a nossa partícula de luz ainda que infelizmente homens como Hitler, Judas Iscariortes,  permitiram que a deturpada e conturbada filosofia de vida exaurisse toda luz que brilhou na sua infância.
 Mahatma Gandhi, Chico Xavier, Siddhartha Gautama, John Wesley e tantos outros nos transmitiram suas partículas de luz, fossem elas filosóficas teológicas ou ideológicas...
Eu tenho um profundo respeito a quem professa a sua religião exercita a sua fé ainda que esta se divirja dos meus princípios.
E ainda que eu priorize questões teológicas desde que não entre para um fundamentalismo exacerbado, posso conviver pacificamente respeitando e sendo respeitado.
O que parece ser uma utopia por causa da nossa heterogenia falibilidade humana...
Portanto, parafraseando Voltaire  
“Posso não concordar com nenhuma das suas palavras mas defenderei o seu direito de dizê-las até a morte.



Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, 
 para que todo aquele que nele crê não pereça,
 mas tenha a vida eterna. 
-João, 3:16-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa-me caminhar...

Um homem caminha lentamente sob um olhar cuidadoso são eternos e ternos olhos amorosos contemplam a sua longa caminhada... El...