domingo, 28 de dezembro de 2014

Dom Quixote de La mancha




Existem jogadores, cantores, artistas...
Que adotam o estilo metrossexual.

Por que não pastores e levitas,
o que haveria de mal?

Afinal!

O mundo evoluiu tanto,
porque que não se valer de tal encanto?!

Existem valorosos homens de negócios
hábeis investidores da bolsa
um espelho a se mirar
um exemplo tão imitado
por vários lideres evangélicos
que com ares angelicais
não vêem nada demais
em tornarem-se como tal
o markind contumaz
fazendo seu merchandays
O plus for Power
For one Word gospel.

É...
Desta vez não rimou!

Não teve graça...
Isto tudo acontecendo!...
E eu aqui na praça!
Dando milhos aos pombos...

Mas isto não é evangélico!
E daí!
Tanta gente também não!

E no entanto está aí de pé
extorquido a nossa fé
defraudando
corrompendo e enganando
vergonhosamente usurpando.

Vejo líderes Pilatos
que soltam Barrabas
enquanto lavam as mãos
vejo cristo novamente crucificado
na ignorância de muitos irmãos.

Pai afasta de mim este cálice.
Como beber desta bebida amarga!
De muito gorda a porca já não anda
de muito cega a faca já não corta...

Mas isto também é musica secular!

Isto tudo acontecendo e eu aqui na praça
dando milhos aos pombos

Outra vez!
A mesma musica secular?!...

Saudades de Jair pires
daquela gente humilde
rotulada de simplórias
cujo valor maior
estava apenas historia
no testemunho que davam
na retórica que preconizavam.

O valor maior era na alma que ouvia,
Deus não se sentia incomodado
nem tão pouco era ajudado
com tantas luzes de neon
com o brilho da ribalta
esta cotação tão alta
que fez do evangelho um show
e de mim um Dom Quixote
a lutar contra os moinhos de ventos.

E como Dom Quixote
serei taxado de louco
talvez isto ainda seja pouco,
um inconveniente reacionário
um anônimo sectário
que com a sua lança nas mãos
luta contra moinhos de vento
o vento da apostasia.

Silêncio na cidade não se escuta
de que me vale ser filho da santa
melhor seria ser filho da outra
outra realidade menos morta
tanta mentira, tanta força bruta

como beber dessa bebida amarga
tragar a dor, engolir a labuta
mesmo calada a boca, resta o peito
silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa


Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
de vinho tinto de sangue...


Chico Buarque me perdoe.
Com tantas imitações
não teve como inspirar-me
em uma de suas pérolas...

E já que eu usurpei de Chico Buarque,
devo desculpas também a José Geraldo.

O dia vai chegar
estou me preparando porque antevi
No livro que lhe empresto e você não aceita a verdade ali...




Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, 
 para que todo aquele que nele crê não pereça, 
 mas tenha a vida eterna. 
-João, 3:16-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só queria uma chance. [ Ao ouvir Roberto Carlos - Estou aqui! ]

No cartaz estava escrito. GRANDE CURA PARA O MAU. Dizia que o Senhor é a solução… ***********   Eu vim aqui Senhor!… ...